• Carregando...
Fumaça é vista do aeroporto da Bulgária | REUTERS/Stringer
Fumaça é vista do aeroporto da Bulgária| Foto: REUTERS/Stringer
  • O ônibus que transportava turistas israelenses e que foi alvo de um atentado no aeroporto de Burgas, na Bulgária

Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira (18) em um atentado terrorista contra um ônibus repleto de turistas de Israel na cidade de Burgas, na Bulgária, informou o Ministério do Interior do país centro-europeu em nota oficial.

Segundo o comunicado, cinco pessoas morreram no momento da explosão, e mais uma no hospital para onde havia sido levada em estado grave. Outras três vítimas estão em estado crítico, entre elas uma criança de 11 anos e duas mulheres grávidas.

Segundo o Ministério do Interior búlgaro, as vítimas do atentado fazem parte de um grupo de 154 turistas que chegou hoje a Burgas procedente de Israel em um voo da companhia Air Via.

Burgas fica a 400 quilômetros ao leste da capital búlgara, Sofia. Imagens transmitidas pela televisão israelense mostraram a fumaça subindo de um estacionamento perto do aeroporto, aonde os turistas aparentemente haviam acabado de aterrissar. Diversos carros e ônibus pegaram fogo perto da carcaça do veículo.

Apesar de não estar claro o que causou a explosão, turistas israelenses já foram alvos de ataques diversas vezes, principalmente na Índia, Tailândia e Paquistão. O porta-voz do ministério de Relações Exteriores israelense, Jonathan Rosenzweig, afirmou que um voo vindo de Tel Aviv pousou às 16:45 (horário local) e que a explosão aconteceu 40 minutos depois. Os turistas aparentemente estavam entrando no ônibus para ir ao hotel. As informações são da Associated Press.

Netanyahu culpa o Irã por atentado O primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu culpou o Irã pelo atentado ocorrido nesta quarta, na cidade de Burgas, na Bulgária. Ele disse ainda que Israel irá reagir.

"Todos os sinais indicam o Irã. Nos últimos meses vimos tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, em Chipre e em outros lugares", disse Netanyahu em um comunicado. "Este é um ataque terrorista do Irã e Israel irá reagir fortemente", disse ele.

Segundo informações da rádio pública BNR e da rede privada bTV, três ônibus foram atingidos no atentado. Um deles teria explodido, e os outros dois pegado fogo. Esta é a primeira vez que um ataque anti-israelense ocorre na Bulgária.Nos últimos anos, a região litorânea búlgara do Mar Negro tornou-se um ponto turístico popular entre os israelenses. Os dois países mantêm excelentes relações.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária foi o único país aliado da Alemanha a ter salvado judeus dos campos de concentração nazistas, o que é lembrado regularmente durante contatos bilaterais com Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]