
Nesta sexta-feira (14), às 22h55 de Brasília, o ônibus espacial Endeavour deverá ser lançado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) pela Nasa. A tripulação composta por sete pessoas levará equipamentos para que o dobro de astronautas possa residir no complexo.
O objetivo é expandir a cozinha, os quartos e adicionar um banheiro extra para que a estação acomode seis pessoas de uma só vez. Se lançado no horário previsto, o ônibus deverá chegar ao destino neste domingo (16).
Em seguida, durante 15 dias a tripulação deve trabalhar na montagem e instalação -- que foram coreografadas -- dos novos aparelhos. "É o maior módulo acconglomerado de equipamentos que já levamos até lá", diz Chris Ferguson, o comandante da viagem.
A astronauta Sandra Magnus ficará na ISS para substituir o engenheiro de vôo Gregory Chamitoff, que voltará com a tripulação. Sandra deve retornar à Terra somente fevereiro de 2009.
Será o 27º vôo para a "estação-casa" localizada a 322 quilômetros acima da Terra. A estação completará seu décimo aniversário dia 20 de novembro.
Alguns dos componentes que o Endeavour leva para a ISS
Cozinha: dois novos "microondas", uma "geladeira" e um distribuidor de água.
Quartos: cada tripulante deve ter ser seu espaço semelhante a uma cabine para arrumar os pertences pessoais, descansar e ficar nas horas de lazer. Conta com isolamento acústico e um laptop.
Academia: serão instalados novos equipamentos especialmente adaptados para a gravidade zero.
Banheiro: uma nova cabine que separa os resíduos líquidos dos sólidos será montada. um exclusivo sistema de reciclagem transformará a urina em água potável.
Água: além da urina, os resíduos de higiene pessoal também serão reciclados e poderão ser consumidos.



