• Carregando...
Bashar al-Assad, ditador sírio, reunido com diplomatas do irã
Bashar al-Assad, ditador sírio, reunido com diplomatas do irã| Foto: Presidência Síria/AFP

Um comitê constitucional sírio formado por membros da oposição, da sociedade civil e do governo foi finalizado após quase dois anos de negociações, anunciaram as Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (23).

O comitê de 150 membros, proposto durante uma conferência de paz organizada pela Rússia em janeiro de 2018, reescreverá a constituição síria.

Em um comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o comitê constitucional "de propriedade da Síria e liderado pela Síria" será facilitado pelas Nações Unidas em Genebra, e agradeceu à Rússia, Turquia e Irã por seus esforços diplomáticos. Rússia e Irã são aliados do ditador sírio Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia a oposição síria.

Nasr Hariri, chefe do Comitê de Altas Negociações, disse que a primeira reunião poderá ser realizada em Genebra dentro de um mês.

Crítica dos curdos

Após oito anos de conflito, a maior parte da Síria está sob controle do governo de Assad, com vários grupos da oposição ocupando partes do noroeste e grupos curdos apoiados pelos EUA no nordeste.

Na segunda-feira anterior, a administração autônoma liderada pelos curdos no norte e leste da Síria emitiu um comunicado rejeitando o comitê constitucional, dizendo que os curdos haviam sido marginalizados no processo.

"A ausência de qualquer lado significa a ausência de democracia na constituição", afirmou o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]