• Carregando...

A ONU fez nesta segunda-feira (2) um apelo para que a comunidade internacional forneça 613 milhões de dólares em verbas de emergência para a Faixa de Gaza, e pediu a Israel que abra todas as fronteiras do território para o trânsito de produtos essenciais.

O apelo, destinado a ajudar 1,4 milhão de pessoas nos próximos nove meses, foi feito a diplomatas na sede da ONU em Genebra pelo subsecretário-geral John Holmes, coordenador de Auxílio Emergencial.

"Embora a luta tenha parado em Gaza, a difícil tarefa de reconstruir as vidas das pessoas e recuperar-se da devastação está apenas começando", disse Holmes, descrevendo projetos para fornecer água e alimentos, restaurar serviços de saúde e educação e apoiar obras emergenciais.

O britânico disse ainda que Israel precisa garantir "um fluxo regular, previsível e suficiente de bens vitais, e um movimento ininterrupto e facilitado de pessoal humanitário, a fim de que este esforço de ajuda tenha sucesso".

Em nota, a ONG Oxfam International disse que só o dinheiro adicional não basta para resolver a crise humanitária em Gaza.

Fontes médicas dizem que a recente ofensiva israelense na região matou 1.300 palestinos, sendo pelo menos 700 civis. Em Israel, o conflito deixou 13 mortos, sendo 10 soldados e 3 civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]