• Carregando...

A ONU fez um apelo nesta terça-feira (12) para o envio de US$ 300 milhões em ajuda para as cerca de 10 milhões de pessoas afetadas pelo tufão nas Filipinas, informou uma rede de TV local. O valor foi confirmado pelo porta-voz das Nações Unidas Dan MacNorton. O arquipélago asiático, no entanto, recebeu até agora 33 ofertas de ajuda de doadores estrangeiros, segundo o porta-voz das Relações Exteriores Raul Hernandez, num valor bem inferior ao estimado pela organização.

"Acabamos de lançar um plano de ação com foco nas áreas de alimentação, saúde, saneamento, moradia, remoção de entulhos e também de proteção dos mais vulneráveis e espero sinceramente nossos doadores sejam generosos", afirmou a sub-secretária-geral para Assuntos Humanitários e Coordenadora de Emergência da ONU, Valerie Amos, segundo a agência AFP.

A Cruz Vermelha, por sua vez, pediu 94 milhões de dólares. A organização disse que o dinheiro atenderá 100 mil famílias com alimentos, água potável, abrigo e outras medidas essenciais ao longo dos próximos 18 meses. O presidente da organização no país, Richard Gordon, advertiu: "será um longo caminho de recuperação", disse.

O apelo também veio da Europa. O Comitê de Desastres e de Emergência do Reino Unido fez um chamado urgente pela ajuda dos sobreviventes do tufão Haiyan. O comitê, que representa 14 agências de ajuda humanitária britânicas, disse que testemunhas compararam as áreas mais afetadas à devastação deixada pelo tsunami Boxing Day em 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]