• Carregando...

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu novamente a Israel que amplie uma moratória nas construções em assentamentos na Cisjordânia, em áreas que os palestinos querem como parte de seu futuro Estado independente.

O principal enviado para a paz no Oriente Médio da ONU, Robert Serry, disse hoje que a ampliação da moratória nas obras teria "um impacto positivo" para conter as tensões entre os dois lados.

Ele disse que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, se juntou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e à União Europeia (UE) nos pedidos pela ampliação na paralisação nas obras, prevista para terminar no dia 26. Os palestinos ameaçam parar o diálogo direto pela paz, caso a moratória não seja estendida.

Serry reafirmou a posição da organização segundo a qual os assentamentos "são ilegais sob a lei internacional". O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, tiveram conversas nesta semana, quando a questão dos assentamentos dominou a pauta.

O enviado disse que o Quarteto para o Oriente Médio - EUA, Rússia, União Europeia e ONU - terá uma reunião em Nova York, no dia 21, em um intervalo dos encontros da ONU desta semana. Ban Ki-moon será o anfitrião da reunião. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]