• Carregando...

Lucknow, Índia – Grupos internacionais de ajuda humanitária alertaram ontem para o iminente risco de uma crise sanitária caso milhões de pessoas afetadas pelas chuvas das últimas semanas no sul da Ásia não recebam auxílio urgentemente.

Mais de duas semanas de chuvas de monção provocaram enchentes e transbordamento de rios no norte da Índia, em Bangladesh e no Nepal. Pelo menos 376 pessoas morreram nesses países. O número de flagelados aproxima-se dos 20 milhões. Suprimentos para ajuda humanitária foram lançados ontem por helicópteros nas áreas mais atingidas do estado indiano de Bihar, onde moradores acabaram lutando pelas porções de comida distribuídas pelo governo e por agências civis.

Durante uma breve diminuição das chuvas, agentes humanitários, autoridades locais e forças de segurança engajaram-se na distribuição de comida, água potável e medicamentos numa tentativa de impedir a disseminação de epidemias provocadas por água contaminada.

Mas a escala do fenômeno e as previsões de novas tempestades colocam em risco a eficácia dos esforços humanitários. "Vilas inteiras estão a poucos dias de uma crise sanitária se as pessoas não foram alcançadas rapidamente", alertou Marzio Babille, diretor dos serviços de saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio de um comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]