• Carregando...

O partido de oposição de Portugal, o Partido Social Democrata, assumiu a liderança contra os socialistas pela primeira vez desde 2002, revelou uma pesquisa de opinião nesta segunda-feira.

A pesquisa, realizada pela Universidade Católica de Lisboa e publicada no Jornal de Notícias, mostrou que os social-democratas tinham 37% de apoio contra 34% dos socialistas; números que estavam a 33% e 41% respectivamente em março.

Os socialistas venceram as eleições gerais do ano passado com 37% dos votos -- resultado que não conseguiu dar ao partido uma maioria no Parlamento. Desde então, a popularidade do partido governista tem caído diante da crise de dívida do euro, o aumento de desemprego e a adoção de medidas de austeridade pelo governo.

Os social-democratas conquistaram o apoio popular depois de elegerem um novo líder no início do ano.

Apesar de os socialistas serem minoria no Parlamento, eles obtiveram apoio dos social-democratas para algumas leis, que também prometeram apoio durante a crise econômica.

Portugal foi duramente atingido pela crise, e muitos economistas consideram ser um dos países mais vulneráveis do bloco.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 21 de junho, entrevistou 3.200 pessoas e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

A última eleição foi realizada em setembro do ano passado e a próxima será em três anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]