• Carregando...

Líderes da aliança opositora venezuelana MUD (Mesa da Unidade Democrática) pediram nesta sexta-feira (1º) às Forças Armadas que protejam a posse da nova maioria antichavista na Assembleia Nacional unicameral na próxima terça-feira (5).

O pedido surge em meio a ameaças de grupos chavistas armados de tomar a sede do Parlamento no dia de início da nova legislatura.

“Fazemos um chamado público para que cumpram, de novo, seu dever institucional, como garantes da Constituição e da Nação, de proteger o poder Legislativo”, escreveu em comunicado o deputado Julio Borges, um dos favoritos na disputa interna da MUD pela presidência da assembleia.

Borges se referia à tese de que as Forças Armadas tiveram de intervir nos bastidores do dia da eleição, em 6 de dezembro, para impedir que o governo do presidente Nicolás Maduro fizesse algo para sabotar a arrasadora vitória da MUD.

Outro apelo aos militares foi divulgado no Twitter pelo deputado Henry Ramos Allup, também cotado para chefiar o Legislativo. Ramos Allup se disse seguro de que as Forças Armadas “garantirão a ordem pública na posse constitucional.”

Manobras

Além das ameaças de hostilidade física, o governo também vem recorrendo a manobras institucionais polêmicas para torpedear o novo Legislativo.

A suprema corte, chavista, proibiu três deputados opositores de tomar posse sob o aparente pretexto de compra de votos.

O governo também trocou 13 dos 32 juizes da suprema corte por magistrados mais leais. Maduro aprovou, ainda, a criação de um Parlamento Comunal para esvaziar poderes do Legislativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]