• Carregando...
O ditador Nicolás Maduro durante visita ao Azerbaijão, na semana passada
O ditador Nicolás Maduro durante visita ao Azerbaijão, na semana passada| Foto: EFE/Ilkin Chavanshirov

O partido de oposição venezuelano La Causa R denunciou nesta segunda-feira (20) que há um aumento da repressão por parte do governo de Nicolás Maduro após a recente prisão de quatro jovens que compõem o partido Vontade Popular (VP), liderado por Leopoldo López, direto da Espanha.

“Nos últimos meses, detiveram arbitrariamente quatro estudantes em Chacao, um grupo de trabalhadores que denunciava a violação dos seus direitos com instruções aplicadas pelo Gabinete Nacional do Orçamento, dez funcionários do setor da saúde em Trujillo e um produtor de queijo em Portuguesa”, indicou a secretária-geral do partido, Andrea Tavares, em um comunicado.

Ela também destacou que o último caso registrado é o de um homem de 27 anos, que foi preso em Barcelona, capital do estado de Anzoátegui, após postar uma denúncia em um status do WhatsApp.

Andrea Tavares afirmou que isso evidencia uma “estratégia” do governo nacional para tentar “silenciar e reprimir aqueles que denunciam as injustiças na Venezuela”.

Além disso, ela pediu à comunidade internacional e aos cidadãos venezuelanos que permaneçam em alerta diante do que descreveu como uma nova “escalada de violência institucional”.

“A realidade que vivemos no dia a dia não melhorou em nada, a repressão, a fome, a miséria, os baixos salários e o colapso dos serviços públicos continuam. A miragem da normalização é apenas uma campanha de comunicação financiada com dinheiro do produto de corrupção e lavagem de dinheiro”, completou.

Um tribunal de Caracas libertou no último dia 10 quatro jovens integrantes do VP, detidos três dias antes, após participarem de um ato para lembrar o quinto aniversário da morte de Neomar Lander em protestos antichavistas em 2017.

Os opositores denunciaram que funcionários da Polichacao (polícia municipal) detiveram os jovens e que, posteriormente, eles foram entregues ao Grupo de Operações Especiais (Goes) da Polícia Nacional Bolivariana (PNB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]