• Carregando...

235

parlamentares negaram voto de confiança ao premiê de centro-direita, 4 a mais do que o necessário para derrubar o governo.

O líder da esquerda oposicionista, Victor Ponta, foi nomeado o primeiro-ministro da Romênia pelo presidente do país, Traian Basescu, após a queda do governo de centro-direita. O mandatário afirmou que a mudança é parte da democracia.

"Nada de dramático aconteceu neste dia, é a democracia. Dei a Victor Ponta a responsabilidade de formar o novo governo", afirmou Basescu, em um ato público em que também pediu que se evite pânico nos mercados financeiros.

Ponta, 39, é um dos deputados mais jovens do país e terá dez dias para formar um novo governo, que será aprovado pelo Parlamento. O mandato de transição durará até novembro, quando a Romênia passará por eleições parlamentares.

O líder esquerdista substitui o primeiro-ministro Mihai Razvan Ungureanu, pertencente a uma coalizão de centro-direita que foi derrubada ontem ao perder um voto de confiança dois meses após assumir o gabinete. O resultado surpreendente ressalta a insatisfação com o aperto nas contas até mesmo em países que não fazem parte da zona do euro assolada em dívidas.

A Romênia, o segundo país mais pobre da União Europeia, cortou salários e elevou o imposto sobre vendas para colocar a economia em uma base mais sólida. Mas a austeridade foi um obstáculo para a recuperação econômica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]