• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Genebra – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentou ontem relatório que mostra um recorde de fenômenos meteorológicos extremos que atingem diversas regiões do mundo desde o início de 2007.

Segundo a OMM, as temperaturas da superfície global da Terra nos meses de janeiro a abril deste ano foram as mais quentes desde que, em 1880, tiveram início os registros. Em abril, houve um aumento de 1,89 °C em relação à média da temperatura global, e em janeiro, o aumento foi de 1,37 °C.

O chefe de divisão de dados do Programa Mundial sobre o Clima da OMM, Omar Baddour, disse que, "neste ano, foram registradas situações extremas em diferentes regiões que provocaram inundações, ondas de calor, tempestades e frio intenso. vem ocorrendo na Índia, no Paquistão, em Bangladesh e no Nepal, afetando esses países desde o começo das monções".

Baddour também citou o exemplo do ciclone Gonu, "considerado o maior jamais registrado no Mar Arábico". "Sua passagem, em junho, no Golfo Pérsico, produziu graves inundações e deslizamentos de terra, no Irã e Omã, e deixou 50 mortos neste país, além de ter causado enormes danos a mais de 20 mil pessoas", disse.

O relatório mostra, ainda, dos danos causados pelas chuvas no Uruguai, que viveu o pior ciclone desde 1959, acompanhado de inundações. As precipitações no país afetaram mais de 110 mil pessoas e destruíram grande parte das colheitas.

Outro país mencionado no relatório é a Inglaterra, onde foi registrado "o período mais úmido jamais visto na região, totalizando 406 milímetros de chuvas, nível que superou os recordes de 1766 e de 1789" (349 milímetros).

Na América do Sul, ao contrário, houve fenômenos pouco comuns na região, como as nevadas na Argentina. Em Buenos Aires nevou no mês passado pela primeira vez em 80 anos. Na África do Sul, também caíram flocos de neve depois de 25 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]