• Carregando...

A pesquisa mais completa já feita sobre a importância e o repertório dos sons emitidos pelos golfinhos, feita pelo Instituto Italiano de Investigação dos Golfinhos (BDRI), mostra que os ruídos que os animais emitem são vitais para a vida social deles e refletem seu comportamento dentro do grupo.

Até agora, os cientistas acreditavam que havia pouca variação entre os ruídos emitidos pelos mamíferos e desconheciam a importância das outras formas de comunicação.

Os sons evitam o conflito físico e mantêm uma ordem hierárquica dentro da comunidade. "Esses sons evitam o conflito físico, sendo uma forma importante de poupar energia", explica o cientista espanhol Bruno Díaz, autor do estudo e diretor do BDRI.

Segundo os cientistas, os sons mais melódicos, como assobios, permitem que os golfinhos mantenham-se mais próximos de suas mães e são importantes para coordenar estratégias de caça.

Os pulsáteis, mais complexos e variados que os assobios, são usados para evitar as agressões físicas em condições de muita excitação, quando competem pelo mesmo alimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]