• Carregando...

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse nesta terça-feira que sua ofensiva contra o Talibã no Sul do Afeganistão está encurralando os guerrilheiros.

- Estamos fechando o cerco sobre o Talibã, temos o Talibã numa espécie de armadilha -, disse o porta-voz da aliança militar, major Quentin Innes.

Na semana passada, a Otan lançou a Operação Medusa, sua maior ofensiva terrestre contra o Talibã na província de Kandahar, reduto espiritual do grupo islamita. A operação é centrada no distrito de Panjwai e conta com o apoio de bombardeios aéreos. Panjwai já foi cenário de uma série de operações executadas por forças afegãs e estrangeiras este ano. Milhares de civis fugiram da região por causa dos combates e os moradores dizem que muitas pessoas morreram nos conflitos mais recentes.

A Operação Medusa foi lançada quando a Otan detectou uma resistência maior que a esperada por parte do Talibã, enquanto assumia o controle do Sul do país das mãos das tropas lideradas pelos Estados Unidos. É a maior operação de campo da História da aliança militar ocidental.

A Otan afirma ter matado mais de 200 guerrilheiros, cifra contestada pelo Talibã. Pelo menos cinco soldados canadenses morreram em combate e 14 soldados britânicos morreram quando o avião em que estavam caiu, no começo da operação.

Um porta-voz do Talibã disse que a operação também matou civis, mas Innes disse não ter informações sobre baixas civis.

Mohammad Giran, morador da região, disse que os civis foram quem mais sofreram com as mortes e acusou as tropas afegãs e da Otan de atirar indiscriminadamente.

- Os bombardeios acontecem dia e noite - disse Giran, desde Panjwai. - Se um integrante do Talibã morre, três civis também morrem. Nos últimos quatro dias, dez parentes meus foram martirizados. Acho que uns 20 integrantes do Talibã foram mortos, o resto era de civis inocentes - acrescentou.

O Talibã afirma que suas baixas não passam de uma dezena.

A polícia afegã disse que pelo menos três combatentes do Talibã morreram e dois ficaram feridos num ataque aéreo da Otan, em retaliação a um ataque rebelde contra um escritório do governo na província de Helmand, a oeste de Kandahar.

Os combates no Afeganistão são os mais violentos desde que as tropas lideradas pelos EUA derrubaram o Talibã, em 2001. Só este ano, mais de 2.000 pessoas, na maioria extremistas, foram mortas. As baixas entre os soldados estrangeiros ultrapassam 115.

O comandante da Otan no Afeganistão, o general David Richards, já afirmou que a Medusa é uma campanha-chave para derrotar definitivamente o Talibã e permitir a reconstrução e o desenvolvimento do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]