Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na líbia

Otan vai cumprir zona de exclusão aérea na Líbia, diz Rasmussen

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que o mandato da aliança militar liderada pelos EUA não vai além da zona de exclusão aérea, mas que a Otan também poderá agir em defesa própria

Os países membros da Otan concordaram na quinta-feira em cumprir a zona de exclusão aérea sobre a Líbia a fim de proteger os civis das forças do líder líbio, Muamar Kadafi, afirmou a repórteres o secretário-geral da entidade, Anders Fogh Rasmussen.

Ele disse que o mandato da aliança militar liderada pelos Estados Unidos não vai além da zona de exclusão aérea, mas que a Otan também poderá agir em defesa própria.

Ele parecia contradizer uma declaração anterior do chanceler da Turquia, segundo a qual a Otan assumiria o comando de todas as operações militares da coalizão ocidental na Líbia.

"Neste momento, ainda haverá uma operação da coalizão e a operação da Otan", afirmou Rasmussen, acrescentando que as negociações sobre uma possível ampliação do papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte continuavam.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.