• Carregando...

Roza Otunbayeva foi empossada como presidente interina do Quirguistão neste sábado, após comandar o país durante três meses de revoltas, violência étnica e um referendo para criar a primeira democracia parlamentar da Ásia Central.

Ex-primeira-ministra, Otunbayeva, de 59 anos, ocupou o poder em 7 de abril, durante uma revolta popular que derrubou o governo do pequeno, mas estrategicamente posicionado, Estado da Ásia Central que faz fronteira com a China e abriga bases militares dos EUA e da Rússia.

Otunbayeva atuará como presidente até o final de 2011, de acordo com os termos da nova constituição que os eleitores aprovaram no referendo da semana passada, criando um sistema parlamentar em uma região dominada por presidentes autoritários.

O referendo foi realizado apesar da violência étnica entre Quirguistão e Uzbequistão, no sul do país, quando pequenos bairros foram queimados, centenas de pessoas foram mortas e centenas de milhares de pessoas foram expulsas de suas casas.

"Estamos vivendo um dos períodos mais dramáticos da nossa história," disse Otunbayeva durante a cerimônia em Bishkek, capital do Quirguistão.

Ela se comprometeu a apoiar uma economia liberal e garantir os direitos de propriedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]