A maioria das mulheres deveria esperar até os 50 anos para se submeter a mamografias e então realizar um exame a cada dois anos, disse um painel especial de médicos do governo dos Estados Unidos. A recomendação do painel do governo desencadeou uma polêmica nos EUA, com muitos médicos defendendo que as mamografias devem ocorrer aos 40 anos.
A nova recomendação do painel do governo americano representa uma mudança importante e entra em conflito com os conselhos tradicionais da Sociedade Norte-americana de Oncologia, de que as mulheres devem começar os exames a partir dos 40 anos.
Além disso, o painel do governo afirmou que os autoexames dos seios não rendem nenhum benefício e eles não devem ser ensinados às mulheres.
Durante quase duas décadas, a sociedade oncológica tem recomendado que as mamografias comecem a ser feitas a partir dos 40 anos.
Mas o painel governamental concluiu que se submeter a esses exames a uma idade menos avançada é prejudicial, gerando falsos alarmes de câncer e biópsias desnecessárias, sem melhorar substancialmente as probabilidades de que as mulheres sobrevivam à enfermidade.
"Existem menos benefícios e maiores danos quando as mamografias começam nos 40" disse a doutora Diana Petitti, vice-presidente do painel.
As novas diretrizes foram emitidas pela Força Especial de Serviços Preventivos, cuja posição influi na cobertura de exames do serviço governamental Medicare e em numerosas empresas de seguros.
Mas Susan Pisano, porta-voz da America's Health Insurance Plans, um grupo do setor, disse que é improvável que a cobertura mude devido às novas recomendações.
"O que nos preocupa é que como resultado dessa confusão, as mulheres optem por não se submeter nunca às mamografias. E isso, para mim, seria um problema grave", disse Len Lichtenfeld, subdiretor médico da Sociedade Oncológica.
A nova recomendação é que as mulheres na faixa dos 40 anos não devem se submeter a mamografias de forma regular e que o valor dos exames manuais dos seios, feitos por médicos, é desconhecido O painel disse que os autoexames não têm nenhum valor.