• Carregando...

Paris – A Espanha, a França e a Itália apresentaram ontem uma iniciativa pela paz no Oriente Médio que prevê o envio de uma missão internacional à Faixa de Gaza e a organização de uma conferência de paz. O anúncio do plano de paz foi feito pelo líder espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, durante encontro com o presidente francês, Jacques Chirac. "Não podemos permanecer impassíveis diante do horror que se apresenta diante de nossos olhos", disse Zapatero durante coletiva de imprensa em uma cidade costeira da França.

Segundo ele, a iniciativa européia se aproxima da proposta que o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, ligado ao Fatah, ofereceu ao Hamas para formar um governo de coalizão entre os dois partidos.

A proposta não faz referência explícita à necessidade de o Hamas reconhecer o Estado de Israel – uma das principais exigências feitas pela União Européia (UE).

Líderes da UE não comentaram a iniciativa dos três países. A UE exige que o Hamas reconheça a existência de Israel para dar fim a um boicote econômico imposto após a vitória do Hamas nas eleições legislativas de janeiro, que deu ao partido a liderança no Parlamento. O governo israelense se recusou a comentar o novo plano.

"Nós não precisamos de uma nova iniciativa, o que precisamos é de um mecanismo para a implementação de um cronograma e de um plano político realista. Nesse sentido, essa nova iniciativa pode ser útil", disse o negociador palestino Saeb Erekat, que é próximo de Abbas.

O novo plano possui cinco tópicos: um cessar-fogo imediato, a formação de um governo palestino de união nacional reconhecido internacionalmente, troca de prisioneiros, diálogo entre o premier de Israel, Ehud Olmert, e Abbas, e o envio de uma missão internacional a Gaza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]