• Carregando...

A palavra "mademoiselle" (senhorita), criticada pelas feministas, vai desaparecer dos formulários administrativos da França, em aplicação de uma circular editada na terça-feira plo governo.

"Mademoiselle" será substituída pela palavra "Madame" (senhora) "como equivalente de 'monsieur' (senhor), que não prejulga o estado civil da pessoa", ou seja, se é ou não casada.

Junto à palavra senhorita, desaparecerá também as menções a sobrenome de solteira e sobrenome de casada. Serão substituídos por sobrenome e sobrenome usado.

Duas associações feministas francesas lançaram em setembro passado uma campanha a favor da supressão da palavra senhorita nos documentos administrativos, alegando que sua utiização seria discriminação para as mulheres, que se viam obrigadas a prestar contas de seu estado civil, ao contrário dos homens.

Em novembro, a ministra da Solidariedade, Roselyne Bachelot, encarregada dos direitos das mulheres, declarou que havia pedido ao primeiro-ministro François Fillon a eliminação da palavra "mademoiselle".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]