• Carregando...

Jerusalém e Ramallah - O presidente da Autoridade Pa­­lestina, Mahmoud Abbas, alertou ontem que novas construções nos assentamentos judaicos na Cisjordânia irão levar a um fim nas negociações diretas de paz. Abbas deu as declarações após o primeiro-ministro de Is­­rael, Benjamin Netanyahu, ter dito ao premier palestino que as construções continuarão, informou um funcionário graduado da Autoridade Palestina. Os dois líderes passaram o dia em negociações em Jerusalém.

As declarações de Abbas fo­­ram dadas após o enviado do presidente dos EUA para o Oriente Médio, George Mit­­chell, ter dito que Netanyahu e Abbas estavam fazendo progressos na solução do problema dos assentamentos judaicos na Cis­­jor­­dâ­­nia.

O funcionário palestino disse que Netanyahu afirmou a Abbas, durante as negociações, que as construções nos assentamentos "irão continuar". Abbas então respondeu: "Se as construções continuarem, eu vou suspender as negociações". Cerca de 500 mil judeus vivem nos assentamentos na Cisjordânia e em Je­­rusalém Oriental, em meio a 2,5 milhões de palestinos. Os palestinos reivindicam a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios capturados na Guerra dos Seis Dias de 1967, como parte do seu futuro Estado.

Netanyahu já tem dado sinais, nas últimas semanas, de que não estenderá o prazo para uma mo­­ratória parcial nas construções nos assentamentos da Cisjor­dâ­­nia, que vencerá no fim deste mês. O presidente dos EUA, Ba­­rack Obama, e a secretária de Es­­tado norte-americana, Hillary Clinton, pediram a Netanyahu que estenda a moratória às construções.

Mais cedo, Hillary havia dito que os dois líderes tentavam re­­solver a questão dos assentamentos. "Eu acredito que eles estão sérios sobre chegar a um acordo... esta é a hora e esses são os líderes, e os Estados Unidos irão apoiá-los, enquanto eles to­­mam decisões difíceis", afirmou a secretária de Estado norte-americana mais cedo.

Retomada

As negociações diretas, patrocinadas pelos Estados Unidos, fo­­ram retomadas na terça-feira no resort egípcio de Sharm el-Sheikh. Is­­rael e a Autoridade Pa­­les­­tina fi­­caram mais de 20 meses sem ne­­gociar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]