• Carregando...
A vice da chapa republicana foi aplaudida pelos delegados por mais de três minutos e alertou que campanha será uma "batalha dura" | Shannon Stapleton / Reuters
A vice da chapa republicana foi aplaudida pelos delegados por mais de três minutos e alertou que campanha será uma "batalha dura"| Foto: Shannon Stapleton / Reuters

A governadora do Alasca, Sarah Palin, aceitou formalmente nesta quarta-feira (3) a indicação para disputar a vice-presidência dos Estados Unidos na chapa do candidato do Partido Republicano, John McCain.

Aplaudida pelos delegados republicanos durante três minutos, Palin começou o discurso dizendo-se "honrada" em aceitar a nomeação do Partido Republicano para disputar a vice-presidente.

Ela disse que a campanha vai ser uma "batalha dura" e que aceita o privilégio em uma "hora crucial" para o país, que enfrenta grandes desafios.

No discurso, Palin ressaltou seu lado "família", dizendo que ela, o marido e os cinco filhos enfrentam os "altos de baixos" de todas as famílias comuns. Ela disse que os pais de crianças especiais vão ter uma aliada e amiga na Casa Branca, caso ela seja eleita - Palin é mãe de um filho portador da síndrome de Down.

Palin fez menção indireta às críticas que recebeu da imprensa a respeito de seu passado político. Ela posicionou-se como "outsider" em relação ao "mainstream" da política norte-americano e disse que "não é um membro da elite de Washington".

"Mas eis aqui uma notícia para todos os repórteres e comentaristas: eu não vou para Washington para agradar às suas opinições. Eu vou para Washington para servir ao povo deste país", disse. Palin é a oradora principal desta quarta, terceiro dia da Convenção republicana, que ganhou força na terça-feira depois da estréia ofuscada na véspera pela passagem do furacão Gustav.

O candidato republicano parece estar caindo diante de seu rival democrata Barack Obama, que aparece com 50% das intenções de voto, contra 43% para McCain, na pesquisa USA Today/Gallup.

McCain, de 72 anos, vai falar quinta-feira aos 2.400 delegados de seu partido, num evento que deve ser assistido por 20 mil pessoas no estádio de hóquei sobre o gelo reformado para a ocasião.

Depois da convenção, a chapa republicana fará campanha com seus dois candidatos juntos em estados-chaves como Sterling Heights (Michigan, norte) sexta-feira, Colorado Springs (Colorado, oeste) sábado, e Albuquerque (Novo México, sudoeste) domingo, indicaram fontes republicanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]