• Carregando...
políticos china
Abertura do Congresso Nacional do Povo no Grande Salão do Povo, em Pequim, em 5 de março de 2021| Foto: LEO RAMIREZ/AFP

Políticos chineses estão enfatizando a "ascensão do Oriente e o declínio do Ocidente" em discursos recentes. Nesta semana, segundo noticiou o jornal chinês South China Morning Post, Zhang Chunxian, ex-secretário do Partido Comunista Chinês para a região de Xinjiang, disse em sessão legislativa anual do partido que 2020 foi um "divisor de águas" para a China.

"Como nenhum país conseguiu escapar do grande teste da pandemia no ano passado, essa tendência de que o Leste está ascendendo enquanto o Oeste está em declínio se tornou muito óbvia", disse ele, de acordo com um resumo informativo visto pelo jornal. "O fenômeno do avanço da China e da retração dos EUA também tem sido notável", acrescentou, citando uma reportagem da imprensa francesa na qual os chineses em breve vão superar os americanos em expectativa de vida.

Na semana passada, outro político chinês fez uma declaração semelhante. Guo Shengkun, secretário da Comissão Central de Assuntos Políticos e Jurídicos do Partido Comunista, disse que chineses de todos os grupos étnicos vivenciaram as "realizações extraordinárias" alcançadas pelo partido, pelo país e pelo povo no ano passado, e que isso poderia ser observado especialmente ao contrastar a situação do país com a do Ocidente. "Isso foi especialmente visto no contraste marcante da ordem no Oriente e caos no Ocidente, a ascensão do Oriente e declínio do Ocidente, e a ascensão da China e queda dos EUA".

A China parece ter controlado a pandemia de Covid-19 em seu território, apesar da falta de transparência do governo comunista em relação aos dados de casos e mortes. Com exceção de surtos isolados, a vida voltou ao normal no país ainda em meados do ano passado, enquanto o resto do mundo ainda sofre com a doença.

O presidente chinês, Xi Jinping, sem citar o Ocidente ou os Estados Unidos, disse na semana passada que o sucesso da China em controlar a pandemia se deve ao sistema político e às escolhas dos chineses. "Agora, quando nossos jovens vão para o exterior, eles podem se levantar e se sentir orgulhosos – ao contrário de nós quando éramos jovens", disse Xi, segundo o jornal oficial People’s Daily.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]