• Carregando...

Os ônibus espaciais fizeram 114 vôos desde 1981 e já passaram por duas catástrofes.

Uma das catástrofes foi o Challenger, em janeiro de 1986. A outra foi o Columbia, em fevereiro de 2003 –, que deixaram 14 mortos. Dessa forma, o risco para a tripulação do Discovery é de 2%.

Os tripulantes da Discovery vão fazer reparos na Estação Espacial Internacional (ISS), levar suprimentos e equipamentos. O astronauta Thomas Reiter não voltam à Terra com eles, depois da viagem de doze dias – ele será hóspede da estação por seis meses.

Estão programadas duas caminhadas pelo espaço do astronauta britânico Piers Sellers e do americano Mike Fossum. Possivelmente haverá uma terceira, o que acrescentaria um dia à missão.

Além do comandante Lindsey, a equipe é formada ainda pelo piloto Mark Kelly e as especialistas Lisa Nowak e Stephanie Wilson.

A ISS, habitada permanentemente por dois astronautas, é considerada essencial para o programa de conquista espacial e de exploração do sistema solar, lançado em 2004 pelo presidente George W. Bush. O programa prevê um retorno dos americanos à Lua em 2018 e uma missão tripulada a Marte. O sucessor da nave, o Veículo de Exploração Tripulada (Crew Exploration Vehicule), só estará pronto em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]