• Carregando...
Antes de chegar ao México, o pontífice argentino afirmou que falaria de forma clara sobre a corrupção e o alto índice de criminalidade no país | Bernardo Montoya/AFP
Antes de chegar ao México, o pontífice argentino afirmou que falaria de forma clara sobre a corrupção e o alto índice de criminalidade no país| Foto: Bernardo Montoya/AFP

O papa Francisco celebra, neste domingo (14), uma missa massiva ao ar livre em um perigoso subúrbio da Cidade do México, um dia depois de ter pressionado líderes políticos e religiosos para que combatam a ameaça da violência proveniente do tráfico de drogas.

Milhares de pessoas preparadas com cobertores grossos se juntaram à fila desde a noite fria de sábado (13), ao lado de fora do campus de uma universidade de Ecatepec, que receberá 300 mil católicos.

A cidade de 1,6 milhão de habitantes faz parte do estado do México, uma região que se tornou famosa pelos números alarmantes de desaparecimentos de mulheres e resgate de muitos de seus corpos desmembrados flutuando no Río de los Remedios, cerca de 20km da sede da missa deste domingo.

Milhares de pessoas com cobertores se juntaram à fila desde a noite fria de sábado (13), do lado de fora do campus de uma universidade de Ecatepec, que receberá o PontíficePedro PARDO/AFP

Foram pelo menos 600 assassinatos de mulheres entre janeiro de 2014 e setembro de 2015, segundo dados da ONG Observatório Cidadão Nacional do Feminicídio.

Protegidos por centenas de policiais e militares, os fiéis consideram que a visita do Papa a Ecatepec tem como finalidade renovar a fé de seus habitantes e despertar a consciência daqueles que cometem crimes.

Tendo crescido neste lugar, Mariana Virginia Hernández, uma dona de casa de aproximadamente 40 anos, acredita que o papa conseguirá que “tomem consciência todas aquelas pessoas que fazem essas maldades, para que vejam que há um Deus”.

“Ele vai remover seus corações pequenos e colocar um pouco de luz em sua mente”, estima.

Com a presença de Francisco nesta cidade, “vamos ver se estancamos algo (da violência); as mulheres merecem respeito. Vamos ver se o papa nos faz reagir para podermos ser um país livre e em paz”, afirma Francisco Valdez, um septuagenário dono de uma gráfica.

Antes de chegar ao México, o pontífice argentino afirmou que falaria de forma clara sobre a corrupção e o alto índice de criminalidade que afeta vários lugares do país.

No sábado, aproveitou sua visita ao Palácio Nacional e à catedral da capital para exigir dos líderes políticos e religiosos que sejam mais ativos no desenvolvimento da paz no país.

Com o presidente Enrique Peña Nieto ao seu lado, o papa disse a legisladores e funcionários do governo que têm o dever de proporcionar aos mexicanos uma “justiça real” e uma “segurança efetiva”.

Mais tarde, na catedral, pediu aos bispos e arcebispos que enfrentem o tráfico de drogas “com coragem profética”.

Sua mensagem em Ecatepec também é muito esperada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]