• Carregando...

Em um gesto de adoração e penitência, o Papa Francisco deitou sobre tapete na Basílica de São Pedro para rezar, antes de dar início à cerimônia da encenação da Paixão de Cristo nesta sexta-feira. Milhares de pessoas, entre elas o corpo diplomático da Santa Sé, assistem ao ritual da Sexta-feira Santa no Vaticano, a primeira do pontificado de Francisco. A voz de três diáconos, com a ajuda do Coro da Capela Sistina, dão o tom à celebração. A cadeira do Pontífice foi colocada à frente da imagem de São Pedro, a poucos metros do altar principal.

Após recitar a história das últimas horas de Jesus antes de ser crucificado, o Pontífice sairá do Vaticano com destino ao Coliseu, um dos pontos turísticos mais famosos de Roma, para celebrar a Via Sacra. O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, anunciou nesta sexta-feira quem levará a cruz durante a cerimônia, descartando especulações de que o próprio Papa poderia carregá-la.

Segundo Lombardi, a cruz será carregada por pessoas de diferentes nacionalidades, incluindo dois jovens brasileiros, escolhidos especialmente devido à celebração da Jornada Mundial da Juventude em julho, no Rio. De acordo com informações da Rádio Vaticano, o Pontífice vai liderar uma procissão à luz de velas ao redor do anfiteatro romano.

A expectativa é que os atos religiosos da Semana Santa neste ano contem com a presença de mais fiéis em todo o mundo. Francisco tem despertado o interesse e a curiosidade do público pelo seu carisma e humildade. Eleito em 13 de março, o argentino Jorge Bergoglio estabeleceu um tom diferente de seu predecessor Bento XVI, com um estilo mais aberto e informal, incomum nos corredores do Vaticano.

Na quinta-feira, o Papa escolheu um centro penitenciário em Roma como cenário inédito para parte das celebrações da Quinta-feira Santa. No Instituto Penal para Menores Casal del Marmo, Francisco lavou e beijou os pés de dez meninos e duas meninas, sendo uma delas muçulmana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]