• Carregando...
O papa Francisco conversa com jornalistas ao deixar o hospital em Roma, em 1.º de abril de 2023.
O papa Francisco conversa com jornalistas ao deixar o hospital em Roma.| Foto: Angelo Carconi/EFE/EPA

O papa Francisco recebeu alta neste sábado, após três dias internado com bronquite, e enviou uma mensagem ao sair do hospital Gemelli, em Roma: “Ainda estou vivo”. Hospitalizado na quarta-feira, o pontífice deixou o local por volta das 10h20 locais (6h20 em Brasília) no banco do passageiro da frente de um pequeno carro, escoltado pela polícia e com um esquema de segurança.

Ao sair do hospital, o líder religioso parou diante de um grupo de fiéis, espectadores e jornalistas que o saudaram e aos quais contou como tem vivido nestes dias em que o mundo acompanhou a sua recuperação da bronquite que o levou ao hospital. “Só sentia desconforto e não tive medo, ainda estou vivo”, insistiu o papa aos jornalistas, saindo do veículo à beira da estrada, ajudado por uma bengala e com um sorriso no rosto.

O pontífice dedicou palavras de agradecimento aos médicos e enfermeiros que o atenderam nos últimos dias no hospital, onde já esteve em julho de 2021 para uma cirurgia no intestino, e também elogiou o trabalho dos jornalistas que acompanharam o seu estado de saúde. Durante estes dias de hospitalização e convalescença, em um apartamento para uso exclusivo dos pontífices desde a época de João Paulo II, Francisco leu jornais, rezou na capela e anteontem jantou pizza com a equipe médica e seus colaboradores.

Na sexta-feira, Francisco visitou as crianças da unidade de neurocirurgia e oncologia, às quais levou ovos de Páscoa e outros presentes, e até batizou uma delas, o pequeno Miguel Ângelo, um momento gravado pelas câmeras do Vaticano que mostrou que o papa estava caminhando e em aparente bom estado de saúde. “A coisa mais bela destes dias foi a visita às crianças”, reconheceu o pontífice ao sair.

Como o próprio papa anunciou diante das câmeras, ele estará presente amanhã na missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, que abre os ritos da Semana Santa, embora se espere que o celebrante principal seja o cardeal Leonardo Sandri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]