• Carregando...

O papa Bento 16 nomeou no sábado Kazimierz Nycz como o arcebispo de Varsóvia, em substituição a Stanislaw Wielgus, que renunciou após admitir ter espionado para a polícia comunista.

Nycz, 57, desde 2004 é bispo de Koszalin-Kolobrzeg, uma cidade na costa do Báltico.

Wielgus abdicou do cargo em 7 de janeiro, quando se desculpou por suas ações e admitiu que havia ofendido a Igreja. O incidente causou grande embaraço para o Vaticano, assim como para a Igreja polonesa.

Wielgus espionou colegas clérigos, vários dos quais combateram o regime liderado pela União Soviética. Durante a Guerra Fria, centenas de milhares de cidadãos em países comunistas denunciaram as ações de vizinhos e colegas.

No mês passado, um juiz determinou que Wielgus terá uma chance de limpar seu nome depois que ele pediu a um tribunal especial que aceitasse seu caso, argumentando que agentes secretos o teriam chantageado e importunado para cooperar.

Wielgus faz parte de uma série de autoridades que têm procurado o tribunal para limpar seus nomes desde que o premiê Jaroslaw Kaczynski chegou ao poder e lançou uma campanha para remover antigos comunistas e colaboradores da vida pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]