Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Papa se irritou com festa no Vaticano, diz imprensa italiana

Francisco não teria gostado do luxo do evento em contraste com os milhares de peregrinos que foram à Praça São Pedro acompanhar a cerimônia de canonização de João 23 e João Paulo 2.º. Regabofe foi patrocinado por duas empresas.

O papa Francisco, segundo a imprensa italiana, se irritou com uma festa promovida na Prefeitura de Assuntos Econômicos do Vaticano, ao custo de cerca de 18 mil euros (R$ 54 mil), em 27 de abril, dia da canonização de dois de seus antecessores no papado, João 23 e João Paulo 2º. O Vaticano, no entanto, não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

De acordo com o semanário italiano L'Espresso, a festa, na cobertura do prédio da prefeitura, foi patrocinada por duas empresas privadas - uma seguradora, que doou dinheiro para a estrutura, e uma petroleira, que pagou pelo bufê servido na ocasião - e reuniu 150 pessoas, entre religiosos, empresários e jornalistas.

A irritação do papa, segundo o semanário, decorreu do contraste entre o luxo da festa e os milhares de peregrinos que foram ao Vaticano e dormiram ao relento para acompanhar a cerimônia da canonização.

O chefe da Prefeitura de Assuntos Econômicos, o cardeal Giuseppe Versaldi, alegou não ter tido conhecimento prévio da festa e afirmou ter mandado investigar o caso. "Não posso revelar o que [o papa] disse. Só posso dizer que ele não ficou muito contente, para usar um eufemismo. Mas asseguro que casos assim não voltarão a ocorrer", disse o cardeal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.