• Carregando...

O Papa Bento XVI e o chefe de um grupo ultratradicionalista católico realizaram um importante encontro nesta segunda-feira e concordaram em acabar com um cisma de 17 anos na Igreja Católica.

O Pontífice recebeu o bispo Bernard Fellay, chefe da renegada Fraternidade São Pio X, que é defensor da realização das missas em latim, ao estilo antigo, e se opõe à modernização do catolicismo proposta pelo Concílio Vaticano Segundo, de 1962 a 1965.

"O encontro foi realizado em clima de amor pela Igreja e um desejo de chegar à perfeita comunhão", afirmou o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, em comunicado após a reunião a portas fechadas na residência de verão do Papa, ao sul de Roma. "Apesar das dificuldades, o desejo de prosseguir com os passos e com um razoável cronograma foi mostrado", acrescentou.

Fellay é o sucessor do falecido arcebispo francês Marcel Lefebvre, ultranacionalista rebelde que foi excomungado pelo Vaticano por provocar um cisma em 1988.

Em 2004, Fellay, suíço, já criticou duramente o antecessor de Bento XVI, João Paulo II, dizendo que sua abertura para outras religiões deixou a Igreja "como um navio com um furo".

Os tradicionalistas, cujos membros chegam a milhares em todo o mundo, dizem que a Igreja Católica se tornou muito liberal nos últimos 40 anos, desde o concílio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]