• Carregando...
Soldados afegãos hasteiam a bandeira em Marjah, cujo controle foi retirado do Taleban nos últimos dias | Altaf Qadri/AFP
Soldados afegãos hasteiam a bandeira em Marjah, cujo controle foi retirado do Taleban nos últimos dias| Foto: Altaf Qadri/AFP

Exército afegão hasteia bandeira em cidade disputada com milícia

Agência Estado

Militares do Afeganistão hastearam a bandeira nacional on­­tem, no principal mercado da cidade de Marjah, no sul do país. As forças locais, auxiliadas pela Orga­­nização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizam uma ofensiva para retomar a cidade, considerada um reduto extremista.

Leia a matéria completa

  • Conheça a ordem hierárquica do grupo terrorista Al-Qaeda

O Exército paquistanês confirmou ontem que o alto comandante do Taleban Abdul Ghani Ba­­radar foi capturado. A informação foi divulgada na noite de terça-feira pelo jornal The New York Times e confirmada apenas por fontes em condição de anonimato. "Após a conclusão de um procedimento detalhado de identificação, foi confirmado que uma das pessoas presas é Baradar", afirmou o Exército, acrescentando que o local de sua prisão e ou­­tros detalhes não podem ser divulgados por questões de segurança.

Funcionários do governo dos EUA haviam dito ao The New York Times que a detenção aconteceu na cidade de Ka­­rachi, sul do Pa­­quistão, em uma operação secreta dos serviços de inteligência paquistaneses (ISI) e norte-americanos. Porta-vozes do ISI evitaram comentar a detenção.

A prisão de Baradar, que está atrás apenas do fundador do Taleban afegão, mulá Moham­­mad Omar, e é aliado próximo de Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al-Qaeda, foi tida por funcionários do governo norte-americano como uma grande vitória em meio à renovada es­­tratégia para reverter o crescimento dos militantes no Afega­­nistão. Um dos agentes paquistaneses disse que Baradar foi preso há dez dias com a ajuda da CIA (agência de inteligência americana) e que "está falando com os interrogadores".

Baradar é o nome de mais alto escalão do Taleban preso em mais de oito anos de guerra. Ele chefia o conselho militar do grupo e foi escolhido para o cargo depois da morte, em 2006, do chefe militar mulá Akhtar Mohammed Us­­mani.

Segundo a inteligência americana, ele coordena as operações militares dos talebans no sul e sudeste do Afeganistão. Sua área de comando passa pelas Pro­­vín­­cias de Kandahar, Helmand, Nim­­roz, Zabul e Uruzgan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]