• Carregando...

O Paquistão declarou três dias de luto pelo terremoto que no sábado destruiu grande parte de sua região norte e causou dezenas de milhares de mortos, enquanto começa a chegar ao país a esperada ajuda internacional para as operações de resgate.

O ministro do Interior do Paquistão, Aftab Sherpao, declarou neste domingo três dias de luto nacional em seu país pelo desastre nacional. Este foi o pior terremoto no Paquistão e a pior catástrofe natural que já viveu em sua curta História, de menos de 60 anos.

O terremoto arrasou povoados inteiros e deixou incomunicáveis várias áreas da zona da Cachemira administrada por Islamabad, onde as equipes de resgate só podem chegar mediante helicópteros e onde a ajuda está chegando muito lentamente.

O presidente de Paquistão, general Pervez Musharraf, pediu ajuda à comunidade internacional e destacou que o país necessita de helicópteros para alcançar as zonas mais isoladas, mantas, tendas e remédios, entre outros.

Dois dias do terremoto que sacudiu o Paquistão, com epicentro na Cachemira, continua a busca por sobreviventes ainda que as equipes de resgate não tenham conseguido acessar grande parte do território afetado, e conforme passam as horas diminuem as esperanças.

Segundo dados oficiais, cerca de 20 mil pessoas morreram e outras 41 mil ficaram feridas no Paquistão pelo terremoto, que alcançou uma intensidade de 7,6 graus na escala de Richter, mas se estima que o total de mortos possa chegar a 40 mil.

Povoados inteiros da Cachemira paquistanesa e da província North Westa Frontier desapareceram e cidades como Muzaffarabad ou Balakot estão totalmente devastados, com milhares de mortos.

Segundo disseram fontes do Ministério do Interior do Paquistão, o número de mortos pode chegar a 40 mil, já que se crê que em alguns lugares, como Balakot, 90% dos prédios foram destruídos e não há sobreviventes.

Na Índia, de acordo com o governo, morreram 656 pessoas na região da Cachemira, administrada por Nova Délhi, mas várias organizações não governamentais presentes ali disseram que este número vai superar mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]