• Carregando...

Os militares iraquianos estão prontos e capacitados para assumir as operações de segurança no país, na medida em que os Estados Unidos encerram seu papel no combate e se preparam para a retirada das tropas, disse neste domingo (8) o comandante das forças norte-americanas no Iraque, general Ray Odierno. "Nós acreditamos que eles estão prontos para assumir todas as operações no Iraque", afirmou Odierno ao programa "This Week", da emissora BBC.

Ele elogiou as forças de segurança iraquianas por seu profissionalismo e neutralidade durante os meses de incerteza política que sucederam as eleições no começo deste ano. O general acrescentou, no entanto, que é fundamental que o país constitua um novo governo após cinco meses de atraso. Ele alertou que os insurgentes tentarão tirar vantagem desta situação. "Os iraquianos têm que entender a importância de formar um governo", disse.

A violência diminuiu drasticamente no Iraque desde 2008, mas ataques de insurgentes continuam ocorrendo diariamente, em especial na capital, Bagdá. O número de atentados aumentou no último mês, enquanto os EUA avançam com os planos de retirada até o fim de agosto. Depois disso, somente 50 mil soldados serão mantidos no país.

Odierno reconheceu que havia "altos e baixos", mas citou uma "ampla mudança no ambiente de segurança", na medida em que as forças iraquianas lutam contra os insurgentes com ajuda dos Estados Unidos. "Eu acho que eles podem lidar com isso", completou o general.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]