• Carregando...

O principal comandante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), almirante James Stavridis, afirmou nesta segunda-feira(17) que o acordo para troca de urânio enriquecido do Irã na Turquia é "um desenvolvimento potencialmente bom". "Eu penso que este é um exemplo do que todos buscamos, que é um sistema diplomático que encoraje o bom comportamento como parte do regime iraniano", afirmou. O almirante disse que o acordo é "potencialmente bom", mas acrescentou que "obviamente nós temos um milhão de milhas a percorrer".

Os ministros de Relações Exteriores do Irã, da Turquia e do Brasil assinaram nesta segunda-feira um acordo sobre o programa nuclear iraniano na reunião do G-15 (17 países em desenvolvimento), em Teerã. Ahmadinejad aceitou trocar 1.200 quilos de urânio por material nuclear (enriquecido a 20%) equivalente para seu reator de pesquisas médicas. O processo deverá se dar em território turco.

Porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramn Mehmanparast acontou que o Irã irá notificar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "dentro de uma semana". "A AIEA deverá informar o grupo de Viena (Estados Unidos, França e Rússia) sobre a proposta", afirmou o porta-voz. Ele acrescentou que "o urânio estocado na Turquia estará sob a supervisão do Irã e da AIEA". "Esperamos que as outras partes aceitem a proposta", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]