• Carregando...

A população de pinguins-de-adélia na Antártida diminuiu 50% nos últimos anos, e o senso co­­mum leva a pensar que o motivo é a rapidez do degelo das calotas polares, que limita seu habitat de inverno.

Mas o motivo seria outro de acordo com uma nova pesquisa, publicada online na última segunda-feira, em "The Proceedings of the National Academy of Scien­ces". O verdadeiro problema dos pinguins é o acentuado declínio da população do crustáceo chamado krill antártico, sua principal fonte de alimentação. "Nos últimos 30 anos, os adultos conseguiram criar seus filhotes como sempre fizeram", afirmou Wayne Z. Trivelpiece, o principal autor. "Mas 90% dos jovens não chegam a completar um ano de idade. Eles não encontram o alimento de que precisam".

O problema também afeta os pinguins-de-barbicha. Somente em 2009-10, mais de 202 mil toneladas de krill foram retiradas, frente a 51 mil toneladas em 2002-03. "Eles são tão dependentes do krill que não sabemos como isto irá se desenrolar", disse Trivelpiece.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]