• Carregando...

Assunção - O Estado paraguaio chegou on­­tem à cifra de US$ 10 milhões em indenizações pagas desde 2004 a 2.474 pessoas consideradas vítimas da ditadura do general Al­­fredo Stroessner, que governou o país com mão de ferro entre 1954 e 1989, quando foi derrubado por um golpe militar.

As indenizações foram pagas de acordo com uma sentença do Tribunal Interamericano de Di­­reitos Humanos que obrigou o Estado a indenizar as vítimas e seus familiares de acordo com o artigo 61 da Convenção Ameri­­ca­­na dos Direitos Humanos co­­mo reparação a danos materiais e imateriais.

Stroessner morreu em 16 de agosto de 2006, aos 93 anos, em seu exílio em Brasília.

Cálculo

Rodolfo Rolón, diretor de Trans­­ferências Monetárias do Minis­­tério da Economia, disse que "a quantia paga a cada pessoa que tenha provado ter sido exilada, torturada ou presa ilegalmente pelos efetivos da ditadura é estabelecido pela mesma defensoria".

A indenização financeira foi estabelecida por lei durante o governo do presidente Juan Car­­los Wasmosy (1993-1998), mas por falta de orçamento só começou a se paga durante a administração de Nicanor Duarte (2003-2004).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]