• Carregando...

Depois de mais de 50 anos sem ser avistado, o ocapi - o parente mais próximo da girafa de que se tem notícia - foi redescoberto no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo. O animal, que tem as costas listradas e as pernas e o pescoço compridos, teria superado uma série de adversidades para sobreviver em uma região assolada por conflitos.

Descoberto primeiramente em Virunga, na República Democrática do Congo, em 1901, o tímido ocapi, da família das girafas, não era encontrado no parque desde 1959.

Sabia-se de sua existência em outras partes do Congo, mas havia temores de que estivesse extinto no lugar, devido à violência e à falta de leis para protegê-lo.

Mas uma pesquisa recente na área protegida pelo grupo WWF e pelo Instituto Congolês para a Conservação da Natureza encontrou 17 rastros de ocapi e outras evidências de sua presença.

Nenhum animal foi avistado, mas seus rastros foram considerados prova absoluta da recente atividade da criatura no parque. O ocapi parece o cruzamento de uma girafa com uma zebra, com as costas listradas e as pernas e o pescoço compridos.

- A redescoberta dos ocapis no Parque Nacional Virunga é um bom sinal - disse Marc Languy, do programa regional do WWF para a África Oriental.

- À medida que o país retorna à paz, ele mostra que áreas protegidas em regiões de conflito são uma vez mais paraísos para a vida selvagem - acrescentou.

O leste do Congo foi cenário de conflitos constantes, incluindo uma brutal guerra civil que estourou em 1998 e que cresceu em intensidade, envolvendo diversos países africanos e matando milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]