• Carregando...

Os familiares de três alpinistas americanos presos no Irã querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negocie a libertação com o presidente Mahmoud Ahmadinejad, durante a visita do iraniano ao Brasil, na próxima segunda-feira.

Shane Bauer, de 27 anos, Sarah Shourd, de 31 anos, e Josh Fattal, de 27 anos, foram presos em 31 de julho, quando escalavam as montanhas do Curdistão, no Iraque, e acidentalmente ultrapassaram a fronteira do Irã. Desde então, os três estão presos no Irã, sem poder se comunicar com os familiares.

Como os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas com o país desde a revolução islâmica, há 30 anos, o único canal de comunicação é a embaixada suíça em Teerã, que funciona como intermediária.

"Temos muita esperança de que o presidente Lula, que tem boa comunicação com o Irã, possa nos ajudar a garantir a libertação dos nossos jovens", disse ao Estado Nora Shourd, mãe de Sarah, uma das americanas presas.

Nora relatou que nos mais de cem dias que os três já passaram na prisão Evin, em Teerã, ela não pôde nem sequer falar pelo telefone com a filha. "Como o governo americano não pode negociar diretamente com o Irã, temos grande esperança de que o governo brasileiro possa ajudar", destacou.

A prisão dos três americanos se transformou em mais um imbróglio diplomático entre Estados Unidos e Irã. Analistas acham que o governo iraniano está usando os jovens para barganhar politicamente, até mesmo para adiar as negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que espera uma resposta do Irã sobre a proposta de enriquecer o urânio do país na Rússia.

Espionagem

O governo iraniano chegou a acusar os três americanos de espionagem, mas voltou atrás. "Na pior das hipóteses, eles podem ser acusados de entrada ilegal no país, por engano", disse Nora. Para analistas, a situação é semelhante à que ocorreu com as duas jornalistas americanas presas no início do ano na Coreia do Norte.

"O Brasil é um bom país para a diplomacia e para resolução de conflitos, por isso esperamos que o presidente Lula aborde o assunto com Ahmadinejad e ajude na libertação de meu irmão", disse ao Estado Alex Fattal, irmão de Josh.

Alex falou em uma mistura de português e inglês. Ele morou no Pará por seis meses, fazendo um filme, e agora se dedica aos estudos para obter um título de PhD em antropologia, em Harvard.

Shane Bauer vive em Damasco, na Síria, com Sarah desde o fim de 2008. Ele é fotógrafo e jornalista freelance e Sarah ensina inglês a refugiados iraquianos em Damasco. Josh, de 27 anos, é um ambientalista e estava visitando Sarah e Shane.

Os três não foram acusados formalmente e não tiveram acesso a advogados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]