• Carregando...
Marco Rubio e outros congressistas americanos citaram as prisões de opositores na Bolívia: “Graves violações dos direitos humanos”
Marco Rubio e outros congressistas americanos citaram as prisões de opositores na Bolívia: “Graves violações dos direitos humanos”| Foto: EFE/Giorgio Viera

Um grupo de senadores e deputados do Partido Republicano apresentou um pedido ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para que imponha sanções contra integrantes do governo da Bolívia por ações tomadas contra opositores políticos.

A carta é assinada pelos senadores Marco Rubio, Rick Scott e Bill Cassidy e pelos deputados Carlos Giménez, María Elvira Salazar e Mario Díaz-Balart.

“É do interesse nacional dos Estados Unidos garantir que a Bolívia respeite o Estado de Direito e defenda os direitos humanos de seu próprio povo. Portanto, solicitamos a imposição oportuna de sanções, [...] contra todos os cidadãos bolivianos responsáveis por essas graves violações dos direitos humanos”, escreveram os parlamentares.

Eles citaram na carta o caso da ex-presidente Jeanine Áñez, condenada no ano passado a dez anos de prisão por acusações de golpe de Estado quando sucedeu Evo Morales, aliado do atual presidente, Luis Arce, em 2019. Morales havia renunciado após denúncias de fraude na eleição em que foi reconduzido ao cargo naquele ano.

Os senadores e deputados republicanos mencionaram também a detenção de Luis Fernando Camacho, governador da província de Santa Cruz e ex-candidato à presidência, e do seu ex-companheiro de chapa, Marco Pumari, também por suposta participação nesses eventos.

“A ausência de uma oposição robusta, sociedade civil e imprensa independente na Bolívia oferece uma porta aberta para o Partido Comunista Chinês (PCCh) e outros regimes autoritários imporem ainda mais seus interesses estratégicos no país sul-americano e na região. O povo boliviano deve ter a chance de avaliar e debater rigorosamente os méritos das propostas de investimento que o PCCh prefere negociar a portas fechadas”, acrescentaram os políticos republicanos.

“Como tal, é imperativo que os Estados Unidos responsabilizem os bolivianos violadores dos direitos humanos que violam as liberdades fundamentais dos candidatos da oposição boliviana e de seus apoiadores”, finalizaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]