• Carregando...
A Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento português aprovou a descriminalização da eutanásia.
A Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento português aprovou a descriminalização da eutanásia.| Foto: Divulgação/ Parlamento Português

A descriminalização da eutanásia está mais perto de ser aprovada em Portugal depois de ter recebido nesta quarta-feira (7) o sinal verde da Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento, embora o projeto ainda precise ser aprovado pelo plenário da Câmara na próxima sexta-feira (9).

O texto contou com o apoio do Partido Socialista - que governa com maioria absoluta -, da conservadora Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda, enquanto o Partido Comunista Português e a legenda de extrema-direita Chega votaram contra e o Partido Social Democrata (PSD, de centro-direita) se absteve.

A descriminalização da eutanásia é tema de discussão no país há cinco anos. Duas leis já foram aprovadas, mas vetadas pelo Tribunal Constitucional ou pelo presidente, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta semana, o PSD tentou atrasar a votação e propôs um referendo, que dificilmente se concretizará.

A votação foi adiada três vezes devido a ajustes no texto, mas estava prevista que chegasse à comissão nesta quarta-feira e ao plenário do Parlamento na sexta-feira para aprovação final.

Depois será a vez do chefe de Estado, que é católico e tem a última palavra para promulgar o texto.

A eutanásia foi debatida no Parlamento português pela primeira vez em 2017, embora não tenha sido votada, e na legislatura seguinte foi aprovada por duas vezes, mas não entrou em vigor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]