• Carregando...

O partido conservador populista Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), do ex-primeiro-ministro Boiko Borisov, ganhou as eleições gerais antecipadas no país com 33,2% dos votos, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas neste domingo após o fechamento dos colégios eleitorais.

"Quero governar, pessoalmente. Estou disposto a liderar e, junto com os demais (partidos), tirar o país da crise. Obtive o maior número dos votos, tenho o apoio também da Europa", declarou o ex-primeiro-ministro após conhecer os resultados provisórios.

Atrás da legenda de Borisov, que renunciou em fevereiro de 2013 em meio a uma onda de protestos sociais, estariam o Partido Socialista Búlgaro (PSB), com 16,5% dos votos, e o partido da minoria turca Movimento de Direitos e Liberdades (MDL), com 14,1%, segundo os dados divulgados pela emissora "Nova TV".

O partido de Boiko Borisov obteve o dobro de cadeiras no parlamento que a principal legenda adversária, o PSB (90 a 45), mas não conseguiu uma maioria absoluta, o que o obrigará a firmar acordos para governar.

O trabalho de buscar coalizões será dificultado por um parlamento que se apresenta mais fragmentado do que nas últimas legislaturas, com a entrada de quatro novas legendas.

O Bloco Reformador, um partido conservador, aparece como a quarta força, com 8,7% dos votos, embora Borisov já tenha se negado a governar com eles ao lado.

"Os (integrantes) do Bloco Reformador não querem (pactuar). Além disso, impõem condições sobre quem deve ser o primeiro-ministro, o que é uma falta de transparência. Eles são muito pequenos e não podemos governar juntos", disse o líder do GERB.

O Bulgária Sem Censura, de centro-direita, é a quinta força, com 6,3%, segundo a boca de urna. Além disso, a Frente Patriótica estrearia no parlamento, com 6%, e o partido do ex-presidente Georgi Parvanov, o ABV, receberia 4,1%. Ainda é incerta é a entrada no parlamento do partido ultranacionalista Ataka, que segundo diferentes pesquisas obterá entre 3,8% e 4,8% dos votos.

Segundo os últimos dados fornecidos pela Comissão Central Eleitoral (CIK), até as 17h locais (11h de Brasília), 39,2% do eleitorado teria exercido seu direito a voto.

Caso se confirmem essas porcentagens, o GERB terá 90 deputados no parlamento, que conta com 240 cadeiras, ficando longe da maioria, de 121 deputados. O PSB terá 45 deputados, o partido étnico turco será representado por 38 deputados, o Bloco Reformador terá 23 deputados e oBulgária Sem Censura conseguirá 17 representantes. A Frente Patriótica e o ABV ocuparão 16 e 11 cadeiras, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]