• Carregando...
Ex-ministro Shaul Mofaz foi eleito líder do Kadima | Menahem Kahana/AFP
Ex-ministro Shaul Mofaz foi eleito líder do Kadima| Foto: Menahem Kahana/AFP

Resultados finais publica­­dos ontem mostram que o ex-ministro da Defesa de Is­­­­­­­rael, Shaul Mofaz, de 63 anos, foi eleito líder do Partido Ka­­dima, de centro-direita e o maior da oposição. Mofaz ob­­teve 62% dos votos e derrubou a ex-ministra das Re­­lações Exteriores Tzipi Livni, que obteve 37% dos sufrágios.

Mofaz deu uma coletiva de imprensa na manhã de ontem e disse estar confiante de que derrotará o atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, do Partido Likud (direita), nas próximas eleições nacionais que acontecerão em outubro de 2013.

"Nós venceremos as batalhas políticas e nacionais que teremos pela frente", disse Mofaz. "Nas próximas eleições gerais, vamos derrubar Netanyahu e formar um novo governo". O Kadima ainda possui maioria parlamentar no Knesset, Parlamento de Israel, mas tem se enfraquecido nos últimos meses com a perda de parlamentares que migraram para o Partido Trabalhista, também de centro, ou para o Meretz, de centro-esquerda.

Mofaz é mais conhecido pelas duras táticas que adotou como chefe militar e ministro da Defesa durante a Segunda Intifada palestina, ou Intifada de Al-Aqsa, que terminou em 2004. Mas nos últimos anos ele adotou um perfil mais brando, ao propor o estabelecimento imediato de um estado palesti­­no provisório e ao adotar ban­­deiras sociais mais amplas, como a melhoria socioeconômica para os mais jovens e os direitos das mulhe­­res israelenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]