• Carregando...
Silvio Berlusconi pode perder o mandato no Parlamento sob acusação de fraude fiscal | Alessandro Bianchi/Reuters
Silvio Berlusconi pode perder o mandato no Parlamento sob acusação de fraude fiscal| Foto: Alessandro Bianchi/Reuters

O partido fundado por Silvio Berlusconi, Força Itália, anunciou ontem que retirou seu apoio ao governo de coalizão parlamentar de centro-esquerda da Itália, que sustenta o governo do primeiro-ministro Enrico Letta.

"Deixaram de existir as condições para seguir cooperando com o governo", anunciou no Twitter Paolo Romani, porta-voz da Força Itália no Senado. O motivo da saída seriam desacordos sobre o orçamento geral do Estado para 2014.

Em entrevista coletiva em Roma, os porta-vozes parlamentares do Força Itália, Renato Brunetta e Paolo Romani, anunciaram a saída da legenda da maioria que apoia Letta, chefe do Executivo de coalizão formado após as eleições de fevereiro, que terminaram com um resultado dividido.

"Já não se dão as condições para que o Força Itália siga dentro da maioria parlamentar e siga colaborando com o governo", disse Romani. "Pedimos várias vezes reuniões com o governo, mas nossa impressão foi a de um desinteresse total para os nossos pedidos. Sentimos que nos tiraram da maioria", acrescentou.

O governo de Letta conserva, no entanto, o apoio do grupo surgido do antigo partido de Berlusconi, o Novo Centro-direita, do vice-primeiro-ministro Angelino Alfano, que conta com 30 senadores que garantem a estabilidade do Executivo nessa câmara, onde a centro-esquerda não obteve maioria absoluta.

Perda de mandato

A decisão do Força Itália ocorre um dia antes de o Senado votar a perda de mandato de Berlusconi, condenado pela Justiça por fraude fiscal. A discussão sobre o mandato do ex-primeiro-ministro deverá começar hoje às 11 horas (de Brasília) e a votação está prevista para iniciar às 14 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]