• Carregando...
Rachid Ghannouchi, líder do partido islâmico Ennahda, comemora o resultado das eleições | Zohra Bensemra/Reuters
Rachid Ghannouchi, líder do partido islâmico Ennahda, comemora o resultado das eleições| Foto: Zohra Bensemra/Reuters

O partido islâmico da Tunísia, o Ennahda, conquistou mais de 41% dos votos, assegurando 90 dos 217 assentos na Assembleia Constituinte do país - três vezes mais do que o conquistado pelo seu rival mais próximo, anunciou o chefe do comitê eleitoral nesta quinta-feira (27). A legenda já havia afirmado que pretende formar um novo governo dentro de um mês. "A Tunísia é para todos", disse o líder da legenda, Rachid Ghannouchi.

O chefe da comissão, Kamel Jandoubi, disse em entrevista coletiva que o Congresso para a República, um partido secular, ficou em segundo na eleição de domingo, com 30 cadeiras. O esquerdista Ettakol conquistou 21 assentos.

Como a legenda islamista não alcançou maioria na Assembleia Constituinte, terá que buscar alianças políticas. Moncef Marzouki, líder do partido Congresso para República disse que está pronto para trabalhar ao lado do Ennahda e de outros partidos.

A eleição de domingo (23) foi a primeira depois da onda de rebeliões populares que começou em dezembro de 2010 na Tunísia e se espalhou a outros países da região, levando à queda dos regimes do Egito e Líbia, e causando profundas crises em Síria e Iêmen.

O Ennahda é dirigido por Rachid Ghannouchi, um acadêmico que passou 22 anos exilado no Reino Unido devido a perseguições sofridas durante o governo do presidente Zine al Abidine Ben Ali. Moderado, ele usa ternos e camisas de colarinho aberto, enquanto sua mulher e sua filha vestem o hijab.

Ele diz que seu modelo é a Turquia do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, um político islâmico moderado em um sistema estritamente laico, e insiste que seu partido não irá impor nenhum código de moralidade à sociedade tunisiana ou aos milhões de turistas ocidentais que veraneiam em suas praias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]