• Carregando...

CARTUM - O presidente do Sudão e o primeiro-vice-presidente, um ex-rebelde do sul, irão se encontrar para finalizar o novo governo de coalizão e poderão anunciá-lo no dia 7 de setembro, informou uma autoridade do antigo grupo rebelde neste sábado.

A formação do novo governo, que se tornou possível depois do acordo de paz em janeiro, foi adiada depois que um acidente com um helicóptero no dia 30 de julho matou John Garang, o ex-líder do Exército de Libertação do Povo Sudanês (SLPA).

Salva Kiir, que assumiu como líder do SLPA e primeiro-vice-presidente do Sudão, irá se reunir com o presidente, Omar Hassan al-Bashir, neste sábado para negociações que podem durar até segunda-feira, disse à Reuters a autoridade que preferiu não ser identificada.

- Esse é um encontro realmente importante... os dois lados decidiram a maioria dos detalhes. Existem alguns pontos maiores que precisam ser discutidos e então o novo governo será formado - relatou a autoridade. - De acordo com nosso calendário, deveremos ter um novo governo em 7 de setembro.

Autoridades do SLPA disseram mais cedo que esperam que o anúncio do novo governo seja feito até o fim de agosto ou começo de setembro.

Segundo o acordo de paz que encerrou mais de 20 anos de guerra civil entre o norte e o sul, o partido governista Congresso Nacional terá 52% do governo, enquanto o SLPA ter 28% e outros grupos pol!ticos ficarão com o restante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]