• Carregando...
pequim covid-19
Equipe médica com trajes de proteção contra a Covid-19 oferecem ajuda aos moradores da região do mercado de Xinfadi, em Pequim| Foto: NOEL CELIS/AFP

Pequim, capital da China, elevou o estado de emergência do terceiro para o segundo nível nesta terça-feira (16) por causa de um novo surto de Covid-19. Com isso, todas as escolas da cidade voltam a fechar suas portas e mais de 1.200 voos de e para Pequim foram cancelados nesta quarta-feira (17).

O acirramento das medidas ocorre apenas 11 dias após o município tomar decisão contrária, quando relaxou as restrições contra a pandemia do novo coronavírus no dia 5 de junho. A razão para a mudança é um novo surto de Covid-19, ligado ao mercado atacadista de Xinfadi, que já infectou 137 pessoas nos últimos seis dias, segundo os registros oficiais de Pequim - 31 casos foram detectados na terça-feira.

Para frear o novo surto do vírus, a cidade desinfetou 276 pontos de venda de produtos agrícolas e 33.173 restaurantes até a manhã desta terça-feira. Pessoas ligadas a esses comércios vão ter que fazer testes diagnósticos do novo coronavírus. Ao todo, Pequim soma mais 700 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Preocupação das autoridades

O chefe de controle e prevenção de doenças da China, Gao Fu, disse, segundo o jornal Caixin, que o novo surto em Pequim pode ter começado um mês antes de se tornar aparente.

"É possível que já existissem muitos portadores assintomáticos ou leves durante esse mês, e é por isso que existe uma grande quantidade do vírus no ambiente. Esta é a nossa estimativa e precisa ser melhor verificada", disse Gao em uma reunião com autoridades de saúde pública em Xangai na terça-feira, de acordo com o Caixin.

As autoridades de saúde da China temem que os casos de coronavírus na cidade possam aumentar ainda mais, apesar das medidas preventivas que estão sendo adotadas. "A epidemia ainda está em fase de ascensão, com um alto risco de propagação, dificultando o controle", disse Pang Xinghuo, vice-chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Pequim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]