O Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal enviou onze peritos para ajudar na identificação dos corpos das 514 vítimas do terremoto que atingiu o Peru na semana passada. Os peritos viajaram para o Peru num Hércules, avião cargueiro do Exército brasileiro, na madrugada de sábado. Outros dois peritos devem seguir para o país nesta terça-feira. O diretor técnico-científico da Polícia Federal, Geraldo Bertolo, também pretende enviar amanhã 15 barracas para abrigar os peritos.
- Os peritos estão tendo que dormir na rua, não têm onde ficar. Sempre existe o risco de novos tremores - afirmou Bertolo.
Também serão enviados aos peritos sacos de dormir, alimentos, água, um gerador de energia e até banheiros químicos. A ajuda dos peritos foi acertada pela Embaixada brasileira em Lima e autoridades do governo peruano. Essa não é a primeira vez que os peritos do INC participam de uma missão humanitária internacional. Eles também já ajudaram na identificação dos mortos no incêndio de um supermercado no Paraguai em 2004. A PF estuda a possibilidade de enviar um carro para a região porque os peritos estão tendo dificuldade de locomoção em Pisco.



