• Carregando...

Paris – Pesquisa semanal do instituto Ifop para a revista "Paris Match’’ revela que François Bayrou, candidato centrista às presidenciais francesas, subiu dois pontos e está com 19% das intenções para o primeiro turno de 22 de abril.

Ele ainda está longe dos 29% atribuídos a Nicolas Sarkozy, do bloco de centro-direita, que ganhou um ponto, ou da socialista Ségolène Royal, com 25,5%, e que perdeu 2,5 pontos.

Os partidários de Bayrou acreditam que ele, que em um mês dobrou o número de simpatizantes, poderá ser o finalista no segundo turno, enfrentando Sarkozy.

O avanço de Bayrou nas pesquisas provocou ataques dos líderes. "Acho que isso é muito perigoso", afirmou Royal à rádio France Inter. "Isso tenta impedir os franceses de escolherem entre dois modelos de sociedade, duas visões políticas opostas", acrescentou.

Segundo Sarkozy, as políticas de Bayrou provocarão um caos semelhante ao enfrentado pela Quarta República da França, quando governos de coalizão instáveis subiam ao poder e eram derrubados frequentemente. "A democracia é feita de uma maioria e de uma oposição. E os franceses precisam fazer uma escolha", disse Sarkozy à rádio RMC.

Chamado de "o terceiro homem" nos meios de comunicação franceses, Bayrou vem defendendo uma plataforma de governo que, segundo argumenta, poderia superar as desavenças verificadas entre a direita e a esquerda. Ele promete equilibrar as contas públicas, ajudar as pequenas empresas, criar empregos e dar apoio à pesquisa e proteger o meio ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]