• Carregando...
Obama acena para o público em restaurante de Martha’s Vineyard | Kevin Lamarque/Reuters
Obama acena para o público em restaurante de Martha’s Vineyard| Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Uma nova pesquisa do Instituto Gallup mostra que o presidente dos Estados Unidos, Barack Oba­­ma, está em uma disputa acirrada com os possíveis candidatos republicanos à presidência dos EUA.

A pesquisa, conduzida semana passada, descobriu que, se as eleições fossem hoje, Obama perderia por dois pontos porcentuais para o ex-governador de Massa­­chu­­setts, Mitt Romney; estaria em­­patado com o governador do Texas Rick Perry; e venceria por pouco o deputado Ron Paul (Te­­xas) ou a deputada Michele Bach­­mann (Minnesota).

A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os números se referem às pesquisas conduzidas pelo Gallup no decorrer deste ano, mostrando uma competição acirrada entre Obama e um candidato republicano não nomeado ainda para 2012.

As pesquisas do Gallup, as quais mostram que a aprovação do governo Obama está ao redor de 40%, não enviam bons presságios para a reeleição do mandatário americano em 2012.

"Esse porcentual de aprovação é inferior a qualquer um dos seis presidentes dos Estados Unidos que se reelegeram, enquanto estavam no governo, desde Eisen­­hower", notou o Gallup.

Internet

Segundo a pesquisa publicada na página do Gallup (www.gal lup.com) se a eleição presidencial americana fosse realizada hoje, Romney teria 48% dos vo­­tos e Obama teria 46%. Se o ad­­versário republicano do democrata fosse Perry, os dois estariam em empate em 47%. Obama ven­­ceria por 47% a 45% se o adversário republicano fosse Ron Paul, e por 48% ante 44% se a deputada Michelle Bach­­man fosse a candidata republicana. A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 18 de agosto e entrevistou 1.026 norte-americanos maiores de 18 anos no país inteiro.

Obama segue em férias com a família na ilha de Mar­­tha’s Vineyard, em Massachu­­sets, mas interrompeu o descanso ontem para se pronunciar sobre a situação na Líbia.

Aonde vai, o presidente norte-americano parece ser bem recebido por moradores da ilha, como quando foi co­­mer em um restaurante de frutos do mar e acabou cercado por simpatizantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]