• Carregando...

Os três principais partidos políticos do Quebec estão empatados em uma disputa acirrada liderada pelo Partido Quebequense para as eleições de 26 de março, de acordo com uma pesquisa publicada no sábado.

A pesquisa levanta a possibilidade de um raro governo minoritário na província canadense, com o balanço do poder nas mãos de um partido que favorece maior autonomia, mas não a separação do Canadá.

Uma pesquisa do Strategic Council para o jornal Globe and Mail e o canal de televisão CTV News coloca o Partido Liberal, unionista, com 30 por cento das intenções de voto, 2 pontos atrás do Partido Quebequense.

A Ação Democrática do Quebec, que defende um Quebec autônomo dentro do Canadá, aparece com 26 por cento das intenções de voto.

``É difícil prever neste ponto quem formará o próximo governo. É uma dessas eleições em que a última semana de campanha será ultraimportante'', disse Donna Nixon, do Strategic Council, ao Globe and Mail.

A pesquisa entrevistou 1.000 quebequenses entre 14 e 15 de março, logo depois de um debate crucial na televisão entre os líderes dos três partidos, e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Analistas sugeriram na mídia local que, caso a tendência continue, a província poderá ter um governo de minoria do Partido Liberal ou do Partido Quebequense, e a Ação Democrática ficaria com o balanço do poder nas decisões da Assembléia. O Quebec é uma província de maioria de língua francesa, com 7,6 milhões de habitantes.

Os liberais, que estão no poder desde abril de 2003 com a maioria dos 125 assentos da Assembléia provincial, querem que o Quebec permaneça no Canadá.

O premiê do Quebec, Jean Charest, 48, fez campanha pela unidade canadense em 1995, como líder do Partido Progressista Conservador em Ottawa, quando o Quebec votou em um referendo contra a separação, com uma margem de menos de 1 por cento de diferença.

Em 1980, o Quebec rejeitou a separação com uma margem de 20 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]