• Carregando...
O premiê Rishi Sunak faz pronunciamento no número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico
O premiê Rishi Sunak faz pronunciamento no número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico| Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

Com data ainda a ser definida, o Reino Unido terá eleições gerais entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025, e os conservadores, que governam o país desde 2010, parecem viver seu momento político mais delicado em anos.

Algumas notícias em fevereiro colocam em dúvida se o premiê Rishi Sunak vai continuar morando no número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.

No dia 15, o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido informou que o país entrou em recessão técnica, ao acumular dois trimestres consecutivos de retração da economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico teve redução de 0,3% no último trimestre de 2023, após uma queda de 0,1% entre julho e setembro. No acumulado do ano, houve pequena expansão, de 0,1%, em relação a 2022.

Uma das principais explicações para a retração entre outubro e dezembro foi a redução das vendas do comércio, dos gastos das famílias e das compras do Estado. No setor de serviços, contribuíram para o mau desempenho do PIB a greve dos médicos e uma queda na frequência escolar, que fez o segmento da educação apresentar uma retração de 0,8%.

Outra má notícia para o governo Sunak foi uma pesquisa, divulgada pelo jornal The Mirror, que indicou que os trabalhistas podem obter nas próximas eleições nacionais sua maior vitória desde o triunfo de Tony Blair em 1997.

No levantamento, realizado entre 24 de janeiro e 12 de fevereiro, os trabalhistas somaram 42% das intenções de voto e os conservadores apenas 22%.

Se tal desempenho se repetir nas urnas, a atual oposição somaria 452 cadeiras no Parlamento (havia conquistado 202 na eleição anterior, em 2019) e os conservadores, somente 80 (foram 365 no último pleito nacional).

Para complementar a maré de azar em fevereiro, o partido de Sunak perdeu eleições suplementares para duas cadeiras que ocupava no Parlamento, para os distritos eleitorais de Wellingborough e Kingswood, ambas vencidas pelos trabalhistas.

O mau momento econômico do Reino Unido e as votações em Wellingborough e Kingswood já fazem os trabalhistas cantarem vitória. O líder do partido oposicionista, Keir Starmer, declarou que “o país clama por mudanças”.

“As coisas não estão funcionando. O NHS [Serviço Nacional de Saúde] não está funcionando. A população enfrenta uma crise de custo de vida. Acho que concluíram que os conservadores falharam após 14 anos”, afirmou.

Segundo reportagem do Independent, correligionários de Sunak pressionam para que o premiê adote algumas medidas principais para virar o jogo até a eleição: cortar impostos, para melhorar o desempenho da economia britânica, e tomar ações ainda mais duras na área da imigração.

Em artigo recente para o Telegraph, Sunak indicou que seguirá essa linha e pediu união entre os conservadores britânicos.

“Nas próximas eleições, precisarei do apoio de todos os que querem impostos mais baixos e fronteiras seguras porque a alternativa, Keir Starmer, não acredita em nada disso”, escreveu.

“A família conservadora deve se unir para derrotar os trabalhistas e garantir um futuro melhor para o nosso país. Um voto em qualquer um que não seja dos conservadores apenas ajudará Starmer”, afirmou Sunak.

Apesar da euforia, os trabalhistas sofreram um golpe nesta quinta-feira (29), quando uma eleição suplementar para outro distrito eleitoral, de Rochdale, foi vencida por George Galloway, candidato pró-Palestina de outra legenda de esquerda, o Partido dos Trabalhadores da Grã-Bretanha.

Os trabalhistas, que ocupavam a cadeira, ficaram apenas em quarto lugar. O partido havia retirado o apoio ao seu candidato, Azhar Ali, após a divulgação de vídeos em que ele acusava Israel de ter permitido os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro. Os conservadores ficaram em terceiro lugar em Rochdale.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]